Novos carros da Uber não são assim tão autónomos

A Uber tem testado intensivamente os seus novos veículos autónomos na Pensilvânia, Califórnia e Arizona no últimos meses e, enquanto percorrem vários quilómetros, nem tudo tem sido tranquilo.

De acordo com documentos internos da Uber, que foram divulgados pelo site Recode, os humanos ao volante destes carros foram obrigados a intervir frequentemente na condução. A empresa regista as distâncias que os carros conseguem percorrer até que o condutor tenha de "ajudar" para evitar qualquer acidente.

Os documentos revelam que, em Janeiro, os veículos fizeram em média 1.45 km até precisarem de intervenção humana. No mês seguinte, essa média desceu para 1.14 km. A Uber mede também o tipo de intervenção que é necessária, sendo que uma acção humana de emergência – que seja fulcral para evitar um acidente grave – só é necessária a cada 315 km, em média.

A empresa continua em testes e é obrigada a reportá-los para o Department of Motor Vehicles, tendo ainda a concorrência da companhia da Google, a Waymo, que após mais de um milhão de quilómetros preciso apenas de 124 intervenções humanas. 

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